Oficinas e eventos: Geeks de Brasília ganharam um mês de eventos no Sesc
- Redação

- 4 de fev. de 2019
- 5 min de leitura
Atualizado: 30 de mai. de 2019
Quem disse que nas férias de Brasília não tem nada para fazer, com certeza não checou a agenda do Serviço Social do Comércio (Sesc). Isso porque, de 14 de janeiro a 3 de fevereiro, o Sesc da 504 sul promoveu o Janeiro Geek, evento diário que ofereceu diversas atividades para os fãs de games, RPG, ilustrações e quadrinhos.
Durante três semanas, o espaço foi ocupado por exposições, oficinas, Ilustra Jam¹ concurso de cosplay, feiras e uma série de eventos para deixar qualquer habitante do universo geek no mínimo animado. No último fim de semana, o evento contou com uma Feira de Quadrinhos, que trouxe diversas atrações para o público desse tipo de literatura.
No térreo do Sesc, um grande mural permitia aos visitantes soltarem a imaginação.

Uma exposição com ilustrações dos artistas que estavam por lá

E no andar de cima, dividindo espaço com a gibiteca do Sesc, os visitantes encontravam uma feira com produtos geek.
Nesses dois dias, os quadrinistas de Brasília, além de expor, também puderam comercializar seus trabalhos. Conheça um pouco mais dos artistas que estavam por lá:

Dani Bolinho, do perfil Luta Irreal é ilustrador de diversas obras como O gato e sua lua, Cupcake Works e Lobo Mau, que honestamente foi o que mais gostei, por contar, sem usar balões de diálogo, a história de um lobisomem vivendo entre humanos. Você pode encontrar mais sobre o Dani, basta olhar as redes sociais:
Instagram: @dani_bolim
Trabalhos: https://tapas.io/lutairreal
Facebook: https://www.facebook.com/bolimcosplay/

Gauri-chan é ilustrador e autor de O fantástico mundo de Gauri-chan, quadrinho em estilo mangá com pequenas aventuras de Gauri-chan e seu dragão mágico, e de Deuses Hindus para Curiosos, em que conta um pouco da história dos deuses Hindus no verso de ilustrações de sua autoria. Para conhecer mais o trabalho do autor, acesse:
Instagram: @gaurichan
Trabalhos: https://tapas.io/gaurichan
Facebook: https://www.facebook.com/gaurichan.art/

O Incoerente Coletivo estava por lá com três obras: Metrô, produção de vários autores que conta histórias passadas no metrô do DF, e duas obras do autor Eduardo Calazans. Uma delas era Terry & Loo: o que contam os astros, série de tirinhas cômicas sobre os astros, tendo como protagonistas a Terra e a Lua. A outra, Robin, é uma releitura de Robin Hood que se passa em Ceilândia. Para saber mais, acesse:
Instagram: @incoerentecoletivo
Trabalhos²: https://tapas.io/episode/1083641

Wesley Samp, autor do Depósito do Wes, Cada um com seus problemas, Um começo e várias outras publicações, também estava lá com seus quadrinhos e produtos, que já são bem populares na Internet. Caso ainda não conheça o trabalho dele, veja abaixo:
Instagram: @depositodowes
Facebook: https://www.facebook.com/depositodowes/

Leonardo Maciel participou da feira com as obras Contos feitos para deixar você doido, que traz sátiras de He-Man e Crepúsculo, e Contos de Pelanor: Asas de sangue, uma graphic novel de aventura estilo RPG, publicada por meio de financiamento coletivo. Para saber mais sobre o autor, acesse:
Instagram: @macielcorp
Tumblr: http://nabunda-nada.tumblr.com/

Outro ilustrador que marcou presença foi Tiago Palma. Além de seus desenhos, vendia duas obras publicadas pela Editora Draco que contam com ilustrações dele: Delirium Tremens de Edgar Allan Poe, que traz contos de horror em quadrinhos inspiradas na obscuridade dos contos do autor americano, e Imaginários, coletânea de contos de terror em quadrinhos. Para saber mais sobre a obra de Tiago Palma, acesse:
Instagram: @tiago_palma

Verônica Saiki expôs as obras Verdugo: o inacreditável e Boa noite, Maria, mas o brilho da mesa era, sem dúvidas, Crianças, seu último lançamento, fruto de um financiamento coletivo. O livro mostra diversas cenas de brincadeiras de crianças e, como na imaginação, faz com que elas ultrapassem os limites do real. Apesar do título, a obra é para todas as idades, como a própria autora deixou claro. É um convite para um retorno à infância, relembrando e se identificando com os momentos ali ilustrados. Para conhecer melhor a Verônica, basta acessar:
Instagram: @vsaiki

A equipe criadora da HQ Flyp, Lucas Cangussu e Henry Schumann, também estava na feira, com os dois primeiros capítulos e o primeiro volume dos quadrinhos. Flyp é a história de Nó, uma gata que mora em uma vila pacata, porém sonha em faze parte da guarda real de Litos. Contudo, um novo decreto de lei pode atrapalhar seus planos. O lançamento oficial do primeiro volume irá ocorrer em Brasília em 9 de fevereiro, na Cosmo Criativo (714 norte), e quem comparecer vai ganhar um card exclusivo da história. Para saber mais sobre a Flyp, acesse:
Instagram: @flyphq
Trabalhos: https://tapas.io/flypteam
Facebook: https://www.facebook.com/FlypHQ/

O ilustrador João Sá levou para a feira ilustrações incríveis de super-heróis e páginas de HQs, feitas à mão, com marcadores. Para ter acesso às obras dele, acesse:
Instagram: @joaosaart

Autor de Tirinhas do Rex, Lucas Moreira compareceu à feira de quadrinhos vendendo ilustrações e bótons. Tirinhas do Rex é uma publicação com diversas histórias de humor que fizeram sucesso no site do criador. Para saber mais, acesse:
Facebook: https://www.facebook.com/Tirinhasdorex/
Instagram: @tirinhasdorex

Max Andrade, um mangaká aqui do nosso quadradinho, também esteve presente na feira com sua série Tools e com o quarto volume de Imaginários, ambas publicadas pela Editora Draco. Max também levou para feira algumas de suas publicações independentes e de financiamento coletivo: Don, Múltiplas escolhas, que fala sobre um jovem tentando passar no vestibular de medicina, The Hype, a história de um professor de cursinho que realiza seu sonho de infância, tornar-se um super-herói. Acesse:
Instagram: @puffnopiripaf

Por fim, mas não menos importante, Nestablo Ramos estava lá com suas produções de PET Amigos, obra que tem por objetivo ensinar sobre a importância de cuidarmos do meio ambiente. Além das histórias em quadrinhos, Nestablo vendia livros de atividades e um jogo de cartas que trazia curiosidades de biologia.
Nós do Quadrado Literário tivemos o prazer de ganhar um pôster com uma das capas de PET Amigos e um exemplar autografado da edição comemorativa de 20 anos da série, intitulada Viagem ao Nanicoverso.

Neste quadrinho, há a participação especial de outro personagem do autor, Marcus, o menino vermelho de Marte (será que ele conhece a nossa Soberana?).
Li o quadrinho e achei a história incrível! Acabei indo ao segundo dia do evento e comprei uma outra história de PET, onde os personagens aparecem um pouco mais velhos. Então esperem uma resenha dupla em um futuro próximo. Vai ter até uma surpresa para vocês leitores. E para saber mais sobre Nestablo Ramos, é só acessar:
Instagram: @nestabloramos
Em resumo, a Feira de Quadrinhos foi incrível! Pudemos conhecer e rever alguns quadrinistas que enchem nosso Distrito Federal com o talento deles. E encerro deixando meu convite aos leitores para participarem dos próximos eventos.
1 Ilusta Jam: uma maratona de ilustrações ao vivo. Durante todo o evento teve uma mesa disponível que estava sendo gravada para aqueles que se interessassem em desenhar e exibir para o público ficarem
2 Obs.: esse link é para a obra “Hombres de Honra”, dos autores Lucas e Marmota, que também fazem parte do Incoerente Coletivo.

















Comentários