
CONHEÇA O PROJETO
Quadrado Literário:
uma plataforma de divulgação da literatura brasiliense
O site Quadrado Literário surge do desejo de apresentar escritores do Distrito Federal a leitores de todo o país, com foco na interação com o público local. A ideia é incentivar atividades culturais de forma a expandir o número de brasilienses que consomem literatura, especialmente a produzida na cidade, bem como desenvolver um canal de comunicação on-line que amplie o universo literário de Brasília.
No DF, a divulgação dos escritores é escassa e há poucas editoras dispostas a apostar nos talentos locais. A equipe do Quadrado vê na internet, além de em iniciativas regionais, uma oportunidade para o cumprimento da tarefa de mostrar esses autores para o mundo.
E por que a internet?
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2016, divulgada em fevereiro de 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que Brasília lidera o ranking de utilização de internet no Brasil. A análise mostrou que 85,3% dos habitantes do Distrito Federal — aproximadamente 2,5 milhões de pessoas — acessou a web no último trimestre daquele ano.
Além disso, o número de leitores no país também tem crescido. Segundo a 4ª Edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (Ibope) a pedido do Instituto Pró-Livro, havia aproximadamente 104,7 milhões de leitores no país em 2015, número 6% maior que em 2011. O levantamento contou com 5.012 entrevistados em 315 municípios.
Existe, portanto, um cenário propício para a criação de uma plataforma voltada para escritores e leitores brasilienses, com potencial de alcançar um público muito maior de forma virtual.
Histórico
O site Quadrado Literário nasceu do projeto de conclusão de curso de Michael Rios, então graduando em jornalismo pela Universidade de Brasília. Como sempre desejou trabalhar com literatura — desde a escolha de cursar Comunicação Social até o hobby de escrever contos e romances —, Rios aproveitou o TCC para mergulhar no mercado literário do Distrito Federal. A vontade de aperfeiçoar a divulgação literária do DF e trazer novos projetos e oportunidades para os escritores foi o pontapé inicial.
No decorrer da pesquisa, Michael e a escritora Kássia Monteiro, uma das primeiras entrevistadas para o site, enxergaram o potencial do Quadrado de tornar-se um grande portal cultural de Brasília e decidiram investir na ideia. Atualmente, pretendem ampliar o projeto para a inserção de mídias sociais, produção de conteúdo audiovisual e a promoção de eventos que incentivem o encontro entre autores, blogueiros e leitores do Distrito Federal.
Missão, visão e valores
Missão: Divulgar a literatura produzida no Distrito Federal como forma de promover a valorização dos artistas locais e disseminar a cultura brasiliense por todo o país.
Visão: Ser reconhecido como o maior portal de literatura do Distrito Federal e como ponto de referência para quem busca informações sobre a cena literária de Brasília.
Valores: Liberdade de expressão; veracidade dos fatos compartilhados no website e nas demais mídias sociais do projeto; valorização de pautas sociais ligadas à literatura de Brasília; contato próximo com autores da capital; descentralização cultural, com inclusão das cidades satélites nas pautas; diálogo sempre aberto com leitores e escritores do Distrito Federal; respeito; responsabilidade; profissionalismo.
Fazem parte do projeto

Michael Rios
Fundador e CEO
Jornalista pela Universidade de Brasília (UnB) e idealizador do 'Quadrado Literário', Rios é responsável pela manutenção do site e assessoria de imprensa.

Kássia Monteiro
CEO
Jornalista pela Universidade de Brasília (UnB) e escritora, Kássia é responsável pelo conteúdo, revisão e marketing do Quadrado Literário.

Bruna Gonçalves
CEO
Bruna Gonçalves é nossa colaboradora e responsável pela parte de eventos, redes sociais e conteúdo do site.
Colaboradores

Célia Matsunaga
Orientadora
Doutoranda no Instituto de Artes da UnB e pesquisadora do campo de "Design e Cognição Humana"

Paulo Paniago
Co-orientador
Jornalista, mestre em Literatura e doutor em Comunicação pela UnB,

Matheus Natan
Colaborador
Estudante de Design da
Universidade de Brasília

Talita de Souza
Colaboradora
Estudante de Jornalismo da Universidade de Brasília.
