top of page
michael-rios.png

Resenha: Cinzas de fazer fênix

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 26 de abr. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 30 de mai. de 2019


ree

Quando peguei o livro do brasiliense Rogério Bernardes para ler, admito que o fiz com grandes expectativas. Isso porque fazia um bom tempo que não lia poesias e estava curiosa sobre as produções atuais. Esse desejo com certeza se cumpriu no decorrer de Cinzas de fazer fênix, que trouxe 64 incríveis poemas em suas 110 páginas.


O livro é o último de uma trilogia e traz como personagem principal, como está claro no título, a fênix. Esse símbolo do renascimento, tal como comenta no prefácio o escritor Paulo Souza, torna-se versátil a cada poema, conforme se apresenta na forma de outros sentimentos nas narrativas, tais como o de libertação e revolução.


Algumas vezes a referência da fênix aparece acompanhada dos símbolos dos outros livros da trilogia – a andorinha e o dragão –, permitindo que quem não leu as outras obras possa entender o progresso narrativo. Inclusive, amei o último poema, que mostra exatamente essa evolução da simbologia.


Os poemas também trazem críticas aos hábitos destrutivos, normativos e supressores da sociedade contemporânea. Admito que ler sobre isso fez o meu lado de estudante de Psicologia se identificar bastante. E, justamente pelo uso da linguagem poética e figurativa, essas críticas trazem uma grande reflexão sobre o que acontece na nossa realidade.


ree


Se não bastassem os poemas fantásticos, o livro também conta com ilustrações belíssimas da Lu Valença, cujo talento maravilhoso finalizou a obra de arte que a coletânea se tornou. Cinzas de fazer fênix definitivamente é um livro que tanto os amantes de poesia quanto os de artes visuais devem ter em mãos ao menos uma vez na vida, mas que também é um ótimo caminho para quem quer sair um pouco do mundo da prosa.





Evento em Brasília


ree

Lembrando que o Rogério Bernardes irá fazer um evento de lançamento do livro no dia 27 de abril (sábado), e vale a pena comparecer. O livro está à venda pelo site da editora Penalux e, para conferir, basta clicar no link ao final do post.


Para saber de mais eventos literários que estão rolando no Distrito Federal, não deixe de conferir nossa agenda. E para mais conteúdos sobre autores e obras daqui de Brasília, continue acompanhado nosso site!





Leia!


Cinzas de fazer fênix – Rogério Bernardes

110 páginas - Editora Penalux

R$ 40,00 (versão física)




ree


Comentários


bottom of page